Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Definir e desenvolver políticas sociais destinadas aos que vivem à margem dos meios de produção e dos benefícios da sociedade, e destinadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão, bem como
articular as políticas sociais básicas.
Publicado em 23/10/2017 13:39 - Atualizado em 22/03/2018 08:34
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
( SEMADES)
Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: Priscila Paganini Vassoler
Endereço: Praça Darcy Marchiori, número 11, Jardim Jandira - Iconha/ ES.
Horário de atendimento/ telefone/email:
• Segunda à Sexta –7h30m às 16h30m, intervalo de almoço 11h às 12h30m
• Telefone: (28) 3537-2379 /2136 /2920
• Email: semades@iconha.es.gov.br
FUNÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL (SEMADES)
Definir e desenvolver políticas sociais destinadas aos que vivem à margem dos meios de produção e dos benefícios da sociedade, e destinadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão, bem como
articular as políticas sociais básicas.
Contribuir, coordenar e cumprir a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e os programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria.
Garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo.
Acompanhar e avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos serviços públicos prestados pela Secretaria.
Estabelecer diretrizes para a atuação da Secretaria.
Estabelecer objetivos para o conjunto das atividades da Secretaria,vinculados a prazos e políticas para sua consecução.
Promover a integração com órgãos e entidades da administração pública e iniciativa privada, objetivando o cumprimento de atividades setoriais.
Promover ações sociais junto a indivíduos e grupos, visando capacitá-los a compreender sua condição de vida e estimulá-los a participar da solução de seus problemas.
Assegurar a formulação de políticas voltadas à área social, visando a garantia dos mínimos sociais, ao enfrentamento da pobreza, ao provimento de condições para atender contingências sociais e a
universalização dos direitos.
Promover a articulação de ações setoriais da área social da Administração Municipal visando à racionalização na implementação de programas e projetos sociais.
Promover e articular ações para o desenvolvimento social e comunitário das famílias integrantes dos diversos programas, projetos e atividades da Secretaria, subsidiando a definição de prioridades de prestação de serviços de assistência social e de concessão de benefícios.
Prestar assessoria às entidades comunitárias e de classe no que se refere a sua organização e ao desenvolvimento de seus objetivos.
Promover o atendimento, em caráter supletivo, à população carente na área de assistência social visando minimizar problemas relativos suas necessidades básicas.
Assegurar o atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social, especialmente aqueles que fazem da rua o lugar principal ou secundário de vivência, visando permitir o acesso aos seus direitos fundamentais, na forma prevista em legislação federal.
Promover, em articulação com os demais órgãos municipais,estudos e implantação de medidas que visem à formação de mão-de-obra e o desenvolvimento de oportunidades de trabalho.
Promover a articulação do trabalhador desempregado e/ou de baixa renda e de baixa qualificação profissional com o mercado de trabalho, através de cursos de capacitação e qualificação
profissional, voltados à formação de associações e/ou empresas associativas de produção de bens e/ou serviços.
Promover a formulação e o desenvolvimento de projetos que visem organizar e dar continuidade a atividades econômicas alternativas, com o objetivo de minorar o problema do desemprego no Município.
Promover contatos com associações comunitárias para identificação de prioridades, tipos de melhoramentos urbanos e habitacionais a serem implantados em favelas, vilas e áreas de
ocupação não controlada.
Desempenhar outras atribuições afins.
Viabilizar internamente a execução das políticas da AdministraçãoMunicipal em sua área de atuação, através da adequada gestão da estrutura e dos recursos disponíveis.
Coordenar as atividades das áreas subordinadas de acordo com as diretrizes do plano de gestão de recursos físicos, materiais e humanos da Secretaria.
Promover o gerenciamento técnico da Secretaria.
Articular-se com órgãos que mantenham parceria com a Secretaria, objetivando agilizar as ações a serem implementadas.
Promover o acompanhamento técnico-gerencial dos projetos em desenvolvimento.
Estabelecer e acompanhar padrões de qualidade na execução de atividades.
Participar do processo de planejamento.
Fornecer informações sobre a execução das atividades planejadas.
Indicar necessidades de revisão de planos.
Tomar providências necessárias à viabilização das políticas da Secretaria, dentro dos limites de decisão estabelecidos.
Solicitar e supervisionar a execução dos serviços de limpeza e conservação de móveis e patrimônio e equipamentos da SEMADES.
Requisitar materiais de consumo e permanente para atender as atividades da secretaria.
Rede de serviços em Iconha
-CRAS;
-CREAS;
-Anexo do CRAS;
-Casa de Passagem;
-NOSSOCRÉDITO;
-Conselho Tutelar.
Download
- Lei de Benefícios Eventuais Número 908 (26 de novembro de -
2015);
- Instrução Normativa SBE Número 002/2015 (Decreto 2.905-
19/10/15).
por Assessoria de Imprensa