Prefeitura Municipal de Iconha

Você sabia? Com as fibras de bananeiras os artesãos iconhenses produzem vários artefatos que são exportados.
Imprimir Email

Institucional

História de Iconha

por Chefe de Coordenação

19/09/2014 10:28

Viajantes que por aqui passaram, no início do século XIX, falam em Itapemirim e Benevente, citam o monte Agá, mas não se reportam a Piúma e muito menos a Iconha. Em meados do século um inglês cavaleiro da fortuna, empresário que á atuara em Campos, RJ, juntamente com o Barão da Lagoa Dourada, Thomaz Dutton Júnior, conseguiu uma sesmaria na região, fez um trapiche em Piúma e ganhou bom dinheiro exportando toras para a Europa.

As madeiras desciam em balsas, manejadas por índios puris, mas, no afã de colonizar a área, nosso inglês trouxe, de sua terra, famílias de colonos, entre os quais registrei Jayme Waak, Francis Pacca, Thomaz Oenes, John Ombre e Jorge Percival Burke, entre outros. Em 1886, o bispo do Rio de Janeiro, dom Pedro Maria de Lacerda, em visita pastoral à então Província, encontrouse com Dutton, que descreve como “velho inglês, de aspecto sisudo e simpático, muito cortês”. Disse ser conhecido do ótimo católico Diogo Andrews... Esclarece, todavia, o prelado que tanto Dutton como seus colonos eram protestantes. O velho Dutton morreu no começo do século passado e há registro de seu óbito no Cartório de Piúma.

Posteriormente, os portugueses José Gonçalves da Costa Beiriz e Antonio José Duarte formaram uma firma que entrou em conflito judicial contra o inglês, tendo os lusitanos vencido a pendência e introduzido famílias italianas na área, que passou a chamar-se Iconha, talvez em virtude das serras gêmeas que contornam o rio e a vila. Vieram também libaneses, como comerciantes, cujo estudo foi feito em belo discurso por Douglas Puppim, quando tomou posse na Academia Espírito-santense de Letras, em setembro do ano passado.

Não preciso enfatizar que o crescimento inicial de Iconha se deu (após o corte das madeiras de lei) com o plantio e comercialização do café.



Galerias de Imagens

  • A CidadeA Cidade

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página